O Google reúne informações de muitas fontes diferentes, incluindo:
- páginas da Web;
- conteúdo enviado pelo usuário, como envios ao Google Meu Negócio e ao Google Maps;
- livros digitalizados;
- bancos de dados públicos na Internet;
- e muitas outras fontes.
No entanto, esse conteúdo se concentra nas páginas da Web. O Google segue três etapas básicas para gerar resultados das páginas da Web:
Rastreamento
A primeira etapa é descobrir quais páginas existem na Web. Não há um registro central de todas elas. Por isso, o Google precisa pesquisar novas páginas constantemente e adicioná-las à própria lista de páginas conhecidas. Algumas páginas são conhecidas porque já foram visitadas pelo Google. Outras são descobertas quando o Google segue um link de uma página conhecida para uma nova. Além disso, algumas são detectadas quando o proprietário de um site envia uma lista de páginas (um sitemap) para o Google rastrear. Com um host da Web gerenciado, como o Wix ou o Blogger, você pode solicitar ao Google que rastreie todas as suas páginas novas ou atualizadas.
Depois que o Google descobre o URL de uma página, ele visita ou rastreia a página para descobrir o que há nela. O Google renderiza a página e analisa o conteúdo, tanto textual quanto não textual, e o layout visual geral para decidir em que posição ela aparecerá nos resultados da pesquisa. Quanto melhor o Google entender o site, mais ele conseguirá levar seu conteúdo até as pessoas que estão à procura dele.
Para melhorar o rastreamento do seu site, faça o seguinte:
- Confira se o Google consegue acessar todas as páginas do site e se elas aparecem corretamente. O Google acessa a Web como um usuário anônimo, sem senhas nem informações. Ele também precisa ver todas as imagens e outros elementos da página para poder entendê-la corretamente. É possível fazer uma verificação rápida digitando o URL da sua página na Ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis.
- Se você criou ou atualizou somente uma página, envie o URL individual para o Google. Para informar o Google sobre muitas páginas novas ou atualizadas de uma só vez, use um sitemap.
- Se você pedir ao Google para rastrear somente uma página, escolha sua página inicial. A página inicial é a página mais importante do site, no que diz respeito ao Google. Para incentivar um rastreamento completo do site, verifique se a página inicial (e todas as outras) tem um bom sistema de navegação, vinculado a todas as seções e páginas importantes. Isso ajudará os usuários e o Google a encontrar o que procuram no site. Para sites menores (menos de mil páginas), basta informar ao Google a página inicial, desde que seja possível acessar todas as outras páginas seguindo caminhos de links com início nela.
- Vincule sua página a outra que o Google já conhece. No entanto, os links em anúncios e comentários não serão seguidos, assim como aqueles que forem inseridos em outros sites mediante pagamento ou não estiverem em conformidade com as Diretrizes para webmasters do Google.
O Google não aceita pagamento para rastrear um site com mais frequência nem para atribuir a ele uma classificação mais alta. Se alguém disser a você algo diferente, essa informação estará errada.
Indexação
Depois que uma página é descoberta, o Google tenta identificar o conteúdo dela. Esse processo é chamado de indexação. O Google analisa o conteúdo da página, cataloga arquivos de imagens e vídeos incorporados e tenta identificar sobre o que ela trata. Essa informação fica registrada no índice do Google, um grande banco de dados armazenado em uma quantidade enorme de computadores.
Para melhorar a indexação da sua página:
- crie títulos de páginas curtos e significativos;
- use cabeçalhos que expressem o assunto da página;
- use texto em vez de imagens para expressar o conteúdo publicado. O Google pode entender algumas imagens e vídeos, mas identifica melhor textos. No mínimo, inclua anotações com texto alternativo e outros atributos em vídeos e imagens conforme apropriado.
Exibição (e classificação)
Quando o usuário faz uma consulta, o Google tenta encontrar a resposta mais relevante no próprio índice com base em vários fatores. O Google tenta determinar as respostas mais adequadas e de qualidade mais alta, bem como avaliar outras considerações que fornecerão a melhor experiência do usuário. Para isso, leva em conta aspectos como localização, idioma e dispositivo (computador ou smartphone). Por exemplo, em uma pesquisa por “oficinas de conserto de bicicletas”, os resultados seriam diferentes para um usuário de Paris e outro de Hong Kong. O Google não aceita pagamento para atribuir aos sites uma classificação mais alta. A classificação é feita de maneira programática.
Para melhorar a exibição e classificação:
- sua página deve ter carregamento rápido e ser otimizada para dispositivos móveis;
- publique conteúdo útil na página e o mantenha atualizado;
- siga as Diretrizes para webmasters do Google, que ajudam a garantir uma experiência satisfatória ao usuário;
- leia mais dicas e práticas recomendadas no nosso guia de SEO para iniciantes;
- veja mais informações aqui, incluindo as diretrizes seguidas pelos nossos avaliadores para garantir a qualidade dos resultados.
Uma resposta ainda mais longa
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